26 JULHO 2023
Sentindo a pele áspera, esbranquiçada ou acinzentada, com vermelhidão, sensação de que está repuxando, com descamação ou rachaduras? Entre para o clube!¹
Com a chegada do inverno, os sinais de uma pele ressecada ficam mais evidentes, e quando eles aparecem é hora de caprichar na hidratação para manter a integridade e a saúde da pele.
Mas antes de falar sobre hidratação, você sabia que pele seca não é a mesma coisa que pele ressecada? A gente te explica.
Apesar de parecidos, esses termos têm significados bem diferentes. Pele seca é um tipo de pele, enquanto pele ressecada é uma condição da pele²
Existem quatro tipos de pele segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia:³
● Normal: esse tipo de pele tem um equilíbrio adequado entre água e oleosidade, não tem brilho ou ressecamento em excesso. Os poros são pequenos e não tão visíveis.
● Seca: esse tipo de pele apresenta acentuada falta de água naturalmente, sendo mais propensa ao ressecamento, principalmente com o tempo frio e seco e banhos quentes prolongados. Os poros são pequenos e o aspecto é de pouca luminosidade.
● Oleosa: a pele oleosa tem produção de óleo em excesso, deixando a pele com aspecto brilhante e os poros dilatados e com mais aparecimento de acne. Sol em excesso, alterações hormonais e alimentação rica em gordura podem contribuir para deixar a pele ainda mais oleosa.
● Mista: a pele mista apresenta maior oleosidade na famosa zona T, testa, nariz e queixo. Enquanto, bochechas e extremidades do rosto apresentam aspecto de pele seca.
Nossa pele tem uma camada protetora formada por água e gordura que fica na epiderme, superfície da pele. Quando está faltando água nessa camada protetora, acontece o ressecamento da pele. Esse ressecamento é mais comum no rosto, mãos, braços, pernas e cotovelos. No caso do tipo de pele seca, a camada protetora tem naturalmente menos água do que o normal. ¹·³
Mas não é apenas na pele seca que pode acontecer o ressecamento. O óleo presente na camada protetora dificulta a saída da água, por isso, quando pessoas com pele oleosa limpam a pele em excesso, ela pode ficar ressecada.²
A pele ressecada é causada por algumas condições ambientais e hábitos que fazem com que a água na camada de proteção diminua, causando o ressecamento. São eles:
● Clima com baixas temperaturas e ar seco
● Banhos longos com água quente
● Contato prologando com água, em caso de profissão como cabelereiros ou nadadores. ¹
● Uso de sabonete adstringente em excesso
● Entrar em contato direto com detergente ou outros produtos de limpeza ¹
● Exposição solar sem proteção ¹
● Ficar muito tempo no ar-condicionado ¹
● Avanço da idade
Existem, também, algumas condições médicas que causam o ressecamento, como psoríase, dermatite (eczema), alteração no metabolismo e algumas medicações. Por isso, se você observar sinais de que sua pele está ressecada, coçando, vermelha e com feridas, é importante buscar um médico dermatologista para entender as causas e, então, investir no tratamento adequado. ¹
Excluindo os casos mais sérios de ressecamento, que precisam de tratamento especial, o melhor cuidado para a pele ressecada são cremes hidratantes que vão justamente repor a água da camada protetora da pele. ¹
E não pense que apenas hidratantes mais densos conseguem recuperar a pele ressecada. NEUTROGENA® Norwegian tem tripla ação hidratante que recupera a barreira cutânea e hidrata por 48 horas, minimizando a descamação e o aspecto esbranquiçado causados pelo ressecamento excessivo. Com textura não oleosa e de rápida absorção, hidrata sem deixar aquela sensação pegajosa e é indicado para todos os tipos de pele.
E se você faz parte do clube, já pode resgatar um NEUTROGENA® Norwegian pra chamar de seu com apenas 335 pontos.
O SkinLoversClub é um clube de benefícios que descomplica sua rotina de skincare .
Ainda não faz parte de clube? Cadastre-se agora e aproveite descontos, acumule pontos e troque por novos produtos!
Quer mais um bom motivo para investir em uma rotina de cuidados com a pele? Até 30/07, a cada 1 real em compras das linhas de hidratantes NEUTROGENA®, você ganha pontos em dobro para trocar por novos produtos, ou seja, rotina de skincare garantida!
1 – Marçon, Carolina. Fonseca, Fausto. Pele ressecada: causas, sintomas e tipo de creme indicado. Minha Vida Saúde, 2023. Disponível em: https://www.minhavida.com.br/saude/temas/pele-ressecada. Acesso em 21 jun 2023.
2 – Aribi, Mônica. Diferença entre pele seca e ressecada. Beleza na Web, 2021. Disponível em: https://www.belezanaweb.com.br/loucas-por-beleza/diferenca-entre-pele-seca-e-ressecada-voce-sabe/. Acesso em 21 jun 2023.
3 – Tipos de pele. Sociedade Brasileira de Demartologia, 2016. Disponível em: https://www.sbd.org.br/tipos-de-pele/. Acesso em 21 jun de 2023.
4 – Dinulos, James. Pele seca (xerodermia). Manual MSD, 2022. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-da-pele/dist%C3%BArbios-da-queratiniza%C3%A7%C3%A3o/pele-seca-xerodermia. Acesso em 21 jun 2023